fbpx

Blog

Como criar o hábito da leitura

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A leitura é uma atividade introspectiva que faz a pessoa pensar sobre sua vida e ter contato com ideias diferentes. Alguns benefícios da leitura: Melhora o funcionamento do cérebro, incita o senso crítico, estimula a criatividade, amplia o vocabulário, melhora a escrita e entre outros.

“Não leia coisas para impressionar as pessoas, leia algo para mudar a sua vida”. Você não vai lê para os outros e sim para você, para o seu desenvolvimento pessoal. Então comece lendo por temas que mais lhe interessam e com o tempo você vai abrindo o leque de possibilidades.

1- Lê antes de dormir

Muita gente diz que não tem tempo para lê por causa das obrigações do dia a dia, então organize seu tempo, separe 20 minutos e leia antes de dormir. Hoje em dia temos o hábito de deitar e antes de dormir olhar o celular, mas ao invés de ficar esses 20 minutos na internet, separe esse tempo para você crescer e se desenvolver através da leitura.

2- Tenha disciplina e crie metas de leitura

Construir metas vai te deixar mais disciplinado. Para começar, metas diárias, depois semanal, mensal e anual, vai te ajudar a ter uma constância e a não desistir.

3- Inclua a leitura em momentos de ócio

Enquanto espera para ser atendida em uma consulta, ou quando você espera alguém que está atrasado.

4- Pegue um livro do seu nível atual

Se você está começando a pôr em prática o hábito da leitura, pegue um livro simples, de leitura fácil e com o tempo vá aumentando o nível. Querer começar pelo ficcionista do modernismo Graciliano Ramos pode ser avançado demais para um iniciante.

5- Não pare

Muitas vezes começamos a ter um bom hábito e com o tempo depois deixamos de fazer, e assim também é com a leitura. Muitas pessoas já incorporaram em alguma fase da sua vida a leitura e com o tempo foi substituindo por outras distrações não tão importantes, mas que julgava ser mais interessante naquele momento. O hábito se constrói através da repetição, não pare!

Uma dica de livro para quem é dá área de saúde coletiva, saúde da família e saúde pública é o Rouquayrol - Epidemiologia e Saúde. Ele aborda o que há de novo em Epidemiologia e Saúde Pública e dos avanços do Sistema Único de Saúde no Brasil.

Espero que tenham gostado, até o próximo post.

Alcieros Martins
bottom-logo.png
Somos especialistas em aprovações
nos principais programas de residência
e mestrado na área de Saúde.
Recife/PE
© Copyright 2024 - GESP CURSOS PREPARATÓRIOS LTDA - ME

Search